CAMINHADA DE ADVENTO: Com Maria e José, sonhar a alegria do Natal

Mais uma vez, a Diocese do Porto propõe às famílias, às paróquias, às comunidades e outras realidades eclesiais, uma caminhada comum, para vivermos, em sintonia, os tempos fortes do Advento e do Natal. Trata-se de uma proposta que assenta na ideia de sonhar, com Maria e José, “a família” e "em família" a alegria do Natal.
A imagem simbólica da caminhada é a árvore que, em casa ou na paróquia ou outra comunidade eclesial, deverá ser decorada, semana a semana, com os sonhos, que a família tem para si mesma, ou que as comunidades eclesiais projetam como ideal para a sua identidade familiar e renovação pastoral.
O sentimento dominante é o da «alegria do amor em família» fortemente inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco, com esse nome ("Amoris Laetitia). É proposto também um caminho de oração, em família, com um mistério do rosário, por semana, numa estrutura celebrativa simples e familiar, adaptada à caminhada, marcada assim pela recitação dos mistérios associados à alegria e à infância de Jesus. O Apêndice 4 da caminhada, aqui em anexo, é uma leitura meditada e guiada, para dar conteúdo às atividades de cada semana.

Uma ideia: com Maria e José, sonhar a alegria do Natal.

Tempo: 1ª semana do Advento: casa dos sonhos: gruta, casa, manjedoura.

Objectivos da família: Famílias imperfeitas são casas em construção…

Objectivos da comunidade: Comunidades construídas à imagem de uma família!

Compromisso familiar: Vigiar para que “a Casa” (a Família) não seja arrombada (cf. Mt 24,37-44). Fazer da família, igreja doméstica (AL 15; 86): “Se o Senhor não edifica a casa, em vão … vigiam as sentinelas” (Sl 127,1).

Compromisso eclesial: Valorizar a Igreja / Paróquia como “Casa e escola de comunhão” (cf. NMI 43). Viver a alegria do encontro em comunidade: “Iremos com alegria para a casa do Senhor” (Sl 121/122).

Actividade comunitária: Bênção de casas. Visita aos doentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA LUZ - 3º ano de catequese