Caminhada de Quaresma-Páscoa

A Caminhada Quaresma-Páscoa, que agora apresentamos, integra-se na pedagogia de ação pastoral que desejamos implementar na nossa Diocese e que o Plano Diocesano de Pastoral 2015/2020 nos propõe, para motivar todos os agentes de pastoral, mobilizar as comunidades cristãs e fortalecer o sentido de que somos uma só Igreja. Desejamos, assim, neste Ano Jubilar e, particularmente neste tempo da quaresma e da páscoa, “valorizar a formação sobre as obras de misericórdia, traduzidas e concretizadas, para hoje, em resposta às exigências do nosso tempo e aos desafios das novas formas de pobreza” (PDP, 2015, p.31).
Com esta Caminhada, queremos corresponder a este desejo do Papa Francisco, que nos pede insistentemente para redescobrir e realizar as obras de misericórdia corporais e espirituais.
A Caminhada da Quaresma-Páscoa dirige os nossos passos para a celebração do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Compreende-se, por isso, que façamos da cruz o sinal maior e o símbolo expressivo desta Caminhada da Quaresma-Páscoa, 2016. É na Páscoa que mais e melhor resplandece o rosto da misericórdia divina, que é Cristo, crucificado e ressuscitado.
A partir da Páscoa e, impelidos pela alegria da ressurreição de Jesus e com o olhar do coração voltado para a cruz florida da Páscoa, sentir-nos-emos discípulos missionários de Jesus enviados a anunciar a “Alegria do Evangelho, nossa missão” e a proclamar: “Felizes os misericordiosos!”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA LUZ - 3º ano de catequese